Mantendo suas ferramentas manuais conservadas
10/06/2024Normalmente feitos de materiais metálicos, a maioria possui grande vida útil se bem cuidadas. Porém mesmo tendo cuidado, cedo ou tarde aparece sinais de oxidação, ou na falta de cuidado se estraguem ainda mais rápido.
Deixarei algumas dicas para manter suas ferramentas sempre bem conservadas.
-Mantenha as ferramentas sempre limpas:
Manter limpas, esse é o jeito mais simples de deixar suas ferramentas bem conservadas.
Limpe sempre usando um pouco de óleo anticorrosivo antes de guarda-las ou a cada seis meses, sempre removendo o excesso do óleo com um pano seco. Nunca utilize água ou pano úmido, pois a água oxida metais.
Outra dica é guardar as ferramentas sempre em lugar seco e fechado, protegendo-os da chuva, umidade, exposição direta à luz solar, de preferência em uma caixa organizadora. Pois todos esses fatores podem acabar danificando-a. Também é ideal que se mantenha tudo bem organizado, pois contato direto entre elas também a danificam.
-Removendo a ferrugem:
Se sua ferramenta já está oxidada é necessário providenciar uma limpeza mais profunda.
Caso seja uma oxidação leve, com apenas WD-40 e um pano limpo e seco pode ser o suficiente, mas se a oxidação estiver mais avançada, use as dicas abaixo:
- Lavar a peça com diluente e palha-de-aço e aplicar um pouco de óleo anticorrosivo ao finalizar;
- Usar um removedor químico (removedor de ferrugem), no mercado existem vários tipos (líquido, por imersão, pasta, etc.)
Obs: Use sempre EPI, tenha cuidado com a aplicação desses removedores.
-Utilize a ferramenta apenas para sua função:
Essa é a última e mais importante dica, muitas vezes acabamos utilizando uma ferramenta de modo errado, que não corresponde a sua função. Chave de fenda como pulsão, alicate como martelo, faca como chave de fenda, alicate para arrancar pregos ou corta-los. Esses são alguns exemplos de mau uso e assim aumentando as chances de deixar a ferramenta cega (sem fio de corte) ou até mesmo quebrar.