Manutenção em caixa acoplada
10/06/2024Materiais:
- Alicate e Chave de fenda.
Possíveis problemas:
– Vazamento interno (dentro da caixa acoplada e do vaso sanitário);
– Vazamento externo (Entre vaso e o acoplado);
– Não aciona a descarga.
Identificando vazamento interno:
Geralmente é causada pelo cabeçote (12) se ele estiver com defeito, pode apresentar três tipos de defeito. O primeiro, a base que sustenta a boia (12, vermelho) pode estar quebrado, logo se percebe, pois, a boia fica parcialmente ou completamente solta. O segundo, o refil de vedação (16) ou anel de vedação (15) pode ficar gasto, mesmo que a boia atinga seu nível (06), continua passando água e derramando para dentro do vaso sanitário. O Terceiro, a boia pode estar desregulada, é só acochar o parafuso de regulagem de nível (13). São dois parafusos, o primeiro regula o nível d’água e o segundo a vasão.
Outro item responsável pelo vazamento interno, é o obturador (08), ela é acionada pelo acionador do obturador (07) e corrente (10). O obturador é o responsável pela liberação d’água para o vaso sanitário, algumas vezes ele pode ficar preso, nesse caso é só reposicionar o castelo (05), outas vezes ele vasa porque fica ressecado, é só trocar.
Obs: Para manutenção no cabeçote (12), retire a trava (12 azul) e gire o cabeçote. Para manutenção no obturador (08) desencaixe-o da torre de saída (08 azul) e desencaixe a corrente (10).
Identificando Vazamento externo:
Quando se nota que tem água ao redor da caixa e do vaso primeiramente tente descobrir por onde a água está escorrendo, para saber observe. Se o vazamento é constante provavelmente é os parafusos de fixação (02) que prende a caixa no vaso, será necessário substitui-los.
Se o vazamento só ocorre quando dá a descarga, então será a bolsa de vedação (03) que fica entre a caixa e o vaso, então será necessário substitui-los.
Não aciona a descarga:
Quando pressiona o acionador (04) e não dá descarga, pode ser duas coisas, o castelo (05) ou a corrente (10) pode ter quebrado.
Obs: Para trocar o castelo, basta soltar a corrente e puxá-lo para cima. Para trocar a corrente solte-a do castelo (05) e do obturador (08). Quando for colocar uma nova, não deixe folgada e corte o excesso.