10 Dicas de segurança da rede elétrica residencial
09/06/2024A eletricidade pode representar um grande perigo para residências quando não adotadas algumas praticas de segurança. Confira o que separamos para você manter a instalação da sua residência em dias!
1- Manutenção:
A instalação deve passar por manutenção pelo menos a cada dois anos. Peça uma inspeção a um profissional qualificado. A verificação de emendas, conexões com tomadas e interruptores, centro de distribuição e aterramento são muito importantes.
2- Fios e Tomadas:
Quando houver crianças na casa os cuidados são dobrados. Placas de tomadas e interruptores danificadas devem ser trocadas imediatamente e tampe todas as tomadas com protetores.
3- Chuveiro Elétrico:
Nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado. O aterramento deve ser bem feito e deve usar um IDR também conhecido como DR, é um dispositivo de proteção a vida.
4- Choques em eletrodomésticos:
Qualquer eletrodoméstico que esteja dando pequenos choques, mesmo que seja quase imperceptível, precisam ser levados a assistência técnica ou trocados.
5- Desligar o disjuntor:
Mesmo para algo simples como trocar lâmpadas, a fonte deve estar desligada.
6- Secador de Cabelo, Chapinha e Barbeador:
Use-os no quarto ou em um local bem seco, evitando as áreas molhadas do banheiro.
7- Cercas elétricas:
Cercas elétricas devem ser instaladas por empresas especializadas e com presença de um engenheiro eletricista responsável.
8- Antenas:
Instale antenas de TV longe da rede elétrica e antes de manipular desligar todas a tvs da tomada.
9- Iluminação de Piscinas, Áreas Externas e cuidados com jardins:
Para a iluminação interna da piscina, use somente fibra ótica. Para iluminação externa, não instale postes ou objetos metálicos próximos da piscina. Não corte a grama em dias muito úmidos ou chuvosos.
10- Trovão e Raios:
Desligue todos os equipamentos da tomada e não use celulares ou pequenos dispositivos que estejam carregando. Lembre-se que telefone fixo também está ligado na rede então dê preferência a celulares que não estejam carregando.
Se possível instalar um DPS no centro de distribuição (Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.)
Com essas dicas você vai está mais seguro dentro da sua residência. Com energia não se brinca, sempre leve a sério a segurança.